FinEducationBrasil - Nota do Fundador
- Enzo Kenji Fujikawa Olmedo
- 17 de jun.
- 2 min de leitura
Sou um estudante nascido no Brasil, apaixonado por inovação, finanças e desenvolvimento global. Acredito que a desigualdade de oportunidades é um dos maiores desafios do nosso tempo, e que só vamos superá-la investindo em educação, tecnologia e acesso real ao conhecimento de maneira democrática.
Meu nome é Enzo Olmedo e sou o fundador do FinEducationBrasil. Hoje, quero compartilhar com você um pouco sobre o que me move, por que acredito tanto na educação financeira — especialmente entre jovens — e como a inteligência artificial (IA) pode ser uma aliada poderosa nessa missão.
O começo...
Sempre fui uma pessoa curiosa. Desde muito cedo, me vi fazendo perguntas como:
Por que não aprendemos a lidar com dinheiro na escola?
Como é que se faz para investir na bolsa?
O que são criptomoedas?
E o que a tecnologia pode fazer para mudar essa realidade no Brasil?
Essas perguntas me levaram a criar o Fineducation Brasil, um projeto social que usa tecnologia para levar educação financeira a jovens e comunidades brasileiras de forma acessível e gratuita.
Acredito que educação financeira é um direito. E quando bem ensinada, ela pode ser uma poderosa ferramenta de liberdade e transformação social.
O TED Talk e o papel da tecnologia na mudança
Recentemente, tive a oportunidade de falar sobre inteligência artificial em um TED Talk em inglês intitulado "What We Are Getting Wrong About AI". Nessa palestra, compartilhei minha visão sobre como muitas vezes enxergamos a IA com medo ou confusão, quando na verdade ela pode ser um passo para o futuro — especialmente para quem mais precisa.
Com base em pesquisas e reflexões pessoais, defendi a ideia de que devemos experimentar, aprender e usar a IA como uma aliada. Ela não é um substituto para a educação, mas pode ser uma ferramenta para torná-la mais eficiente, personalizada e inclusiva.
E é exatamente isso que estou aplicando no FinEducationBrasil, com a nossa plataforma 100% gratuita e digital.
IA + educação financeira
Muitos pensam que falar sobre dinheiro é coisa de adulto, ou que educação financeira é complicada demais. Mas a verdade é que qualquer jovem pode aprender a cuidar do seu dinheiro, desde que o conteúdo seja apresentda da forma certa
É aí que entra a tecnologia.
Com IA, podemos:
Traduzir termos difíceis em linguagem simples;
Personalizar conteúdos de acordo com o nível de conhecimento do aluno;
Criar experiências mais interativas e envolventes via chatbots;
Ampliar o alcance para regiões onde o acesso à informação ainda é limitado.
A inclusão financeira começa com educação, e a educação, no século XXI, precisa andar lado a lado com a tecnologia.
O futuro que eu acredito
A Fineducation Brasil é minha forma de contribuir com essa mudança.
Se você é jovem, educador, pai ou mãe, ou simplesmente alguém curioso sobre como viver melhor financeiramente, o FinEducationBrasil é para você. E se quiser ver mais da minha visão sobre IA e educação, te convido a assistir meu TED Talk aqui:
Vamos transformar o jeito que o Brasil fala — e aprende — sobre dinheiro.
— Enzo


Comentários